domingo, 5 de agosto de 2012

Apegada ao Piauí, Sarah Menezes torce por expansão do judô no Brasil

 Sarah Menezes, medalhista de ouro em Londres (Foto: Rodrigo Faber / Globoesporte.com)
Única medalhista de ouro do Brasil até aqui nas Olimpíadas de Londres, Sarah Menezes desembarcou em São Paulo junto aos outros judocas brasileiros na manhã deste domingo.
Embora ainda não tenha chegado à sua terra de origem (ela viaja para Teresina nesta segunda), a atleta de 22 anos falou muito do Piauí em sua primeira entrevista após o retorno da Inglaterra. E ainda prometeu: vai trabalhar para que sua cidade revele cada vez mais promessas do esporte.
– Com a medalha, as coisas vão ficar mais fáceis. Vou montar uma estrutura ainda maior na minha cidade, fazer um projeto social para crescer o meu estado e o Brasil em geral. O país deveria ter estrutura em todos os estados, para que os atletas não precisem largar suas famílias para praticar esportes em outros locais – afirmou.
Os quatro judocas que conquistaram medalhas nos Jogos Olímpicos são de locais distintos: além da piauiense Sarah, Mayra Aguiar é do Rio Grande do Sul, Rafael Silva vem do Mato Grosso do Sul e Felipe Kitadai nasceu em São Paulo. A expansão da modalidade, antes concentrada especialmente na região Sudeste, como apontou o presidente da Confederação Brasileira de Judô (CBJ), Paulo Wanderley Teixeira, é notável.
Técnica da equipe feminina do Brasil, Rosicleia Campos elogiou o trabalho desenvolvido pela entidade. Na visão da treinadora, o judô vem ganhando espaço em todos os lugares do país, fato comprovado pela diversidade de origens dos atletas tanto na categoria profissional quanto na base.
Felipe Kitadai, Rafael Silva, Sarah Menezes e Mayra Aguiar (Foto: Rodrigo Faber / Globoesporte.com)
– O judô brasileiro é do extremo Norte ao extremo Sul. Hoje, todos os estados têm estrutura para disputa de campeonatos. Temos um trabalho de base fantástico. A equipe júnior está na Europa fazendo um treinamento de campo, com técnicos olímpicos. A Sarah (Menezes) é o maior exemplo disso, já que veio da base, está comigo desde 2005 – observou.
Preocupado em manter os atletas próximos às suas respectivas famílias e morando em suas cidades de origem, o coordenador técnico internacional da CBJ, Ney Wilson, ressaltou o trabalho desenvolvido pela Confederação. Inclusive, com a própria Sarah, que foi estimulada a continuar treinando em Teresina às vésperas das Olimpíadas.
– Muitas vezes o atleta é assediado por grandes clubes, mas a gente sempre procurou manter cada um em seu estado. Todo o trabalho foi com suporte. Tivemos planejamento e fizemos uma estrutura para gerar trabalho – explicou.


Por:Miccaela Hilary

0 comentários:

brasileirão 2012

CALENDÁRIO

Search

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More