quarta-feira, 20 de junho de 2012

Mais da metade dos institutos federais de educação estão em greve no País

Mais da metade dos 40 institutos federais de educação tecnológica do País estão sem aulas em função da greve geral dos professores. Ao todo, docentes de 20 institutos e dois centros federais de educação tecnológica se juntaram a paralisação nacional, que já atinge 51 universidades federais. 
 
O movimento grevista nos institutos tecnológicos foi deflagrado, oficialmente, na segunda-feira (18), de acordo com o Sinasefe (Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica). 

Entretanto, seis deles já haviam aderido a paralisação nacional quando a greve geral foi deflagrada pelo Andes (Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior) no dia 17 de maio: Cefet-RJ (Centro Federal de Educação Tecnológica), Instituto Federal e Tecnológico do Sudeste de Minas Gerais, IFMG (Instituto Federal de Minas Gerais), CEFET (Centro Federal de Educação Tecnológica) de Minas Gerais e o IFPI (Instituto Federal do Piauí). 

Além dos institutos federais, também estão em greve o Colégio Pedro II e o Ines (Instituto Nacional de Ensino de Surdos), ambos no Rio de Janeiro.  
Os professores das 73 instituições em greve reivindicam, entre outras questões, o aumento no salário inicial e a reestruturação do plano de carreira, que, de acordo com os sindicatos, deveria prever aumento de 5% a cada nível de carreira. 

Diálogo 
Uma reunião entre representantes dos sindicatos e o secretário de Relações do Trabalho do Ministério do Planejamento, Sérgio Mendonça, estava marcada para hoje. Entretanto, no final da tarde de segunda-feira, o Andes informou que a conversa foi desmarcada pelo órgão público. 

Na última terça-feira (12) ocorreu a primeira reunião e Mendonça propôs uma trégua de 20 dias entre governo e professores, para que as aulas fossem normalizadas. Os lados, no entanto, não chegaram a um acordo.



Por:Raudiney Amaral

0 comentários:

brasileirão 2012

CALENDÁRIO

Search

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More