quinta-feira, 28 de junho de 2012

Em manual, CBF reconhece Copa União como título brasileiro do Fla

guia do Campeonato Brasileiro CBF Flamengo 1987 (Foto: Reprodução) 
A briga entre Sport e Flamengo pelo reconhecimento oficial do título do Campeonato Brasileiro de 1987 ganhou novo e polêmico capítulo, escrito pela própria CBF. Apesar da decisão judicial que aponta o clube pernambucano como único vencedor do torneio, a entidade disse, no guia oficial do Brasileiro 2012, que o clube carioca também é campeão brasileiro de 1987. Na página da equipe rubro-negra, consta o título da Copa União de 1987 seguido de um asterisco, com a legenda afirmando que o torneio é equivalente ao título nacional. Na parte que cabe ao rubro-negro pernambucano há a menção como campeão brasileiro daquele ano.

A confusão jurídica que se arrasta há anos envolve não apenas Flamengo e Sport, mas também o São Paulo, que, em maio deste ano, se viu forçado a devolver a Taça das Bolinhas à Caixa Econômica Federal por conta de uma decisão da Justiça do Rio. O clube paulista ficará com a taça se os tribunais decidirem, em definitivo, que somente o clube pernambucano é o campeão.
No caso de título dividido, conforme a CBF reconheceu em fevereiro de 2011, o troféu iria para a Gávea. A entidade, porém, fora obrigada a voltar atrás dessa decisão no ano passado, por força de liminar da Justiça de Pernambuco. A CBF, na ocasião, emitiu uma resolução da presidência assinada em 14 de junho de 2011 pelo então presidente Ricardo Teixeira apontando o Sport como único campeão e revogando a divisão do título que havia sido promulgada em fevereiro daquele ano.

Consultada sobre o caso, a CBF informou através de sua assessoria que se tratou de uma decisão técnica e que o livro já estava pronto, apesar de a divisão do título do Brasileiro de 1987 ter sido anulada há mais de um ano.

- A CBF considera os dois campeões no livro, reconhece os dois títulos, o Flamengo campeão da Copa União e o Sport campeão brasileiro. Foi uma decisão técnica. Depois o Sport entrou na Justiça, o caso continua, teve recurso, tanto que o São Paulo teve que devolver a Taça das Bolinhas. No momento, a posição é a de sempre. Está em julgamento. A CBF recebeu uma liminar tendo que retroagir, voltar atrás, mas aí o livro já estava feito. Daqui a pouco se consegue outra liminar e teremos de mudar de novo… É uma coisa que não está decidida ainda - explicou Rodrigo Paiva, diretor de comunicação da entidade.

Quando as perguntas passam a ser direcionadas aos clubes, o tom muda. O presidente em exercício do Flamengo, Hélio Paulo Ferraz, qualificou como "choro de perdedor" as tentativas do Sport de impedir o reconhecimento do clube carioca, rejeitando também a divisão do título de 1987. Chegou a brincar com palavras de Nelson Rodrigues e afirmou que CBF reconheceu o óbvio no manual.
- Você tem alguma dúvida que o Flamengo é campeão? Isso é choro de perdedor, futebol se ganha no campo, e no campo o Flamengo foi campeão, não há a menor dúvida. A CBF, como entidade máxima do futebol brasileiro, tem de reconhecer o óbvio, o Flamengo é campeão. O resto é conversa de cerca-lourenço. Essa questão judicial está em andamento, a Justiça tarda mas não falha. É aquele negócio que dizia o Nelson Rodrigues: só os profetas conseguem ver o óbvio, e se os fatos contradizem os profetas, pior para os fatos.

Já o presidente do Sport preferiu encarar a publicação como um engano da entidade e alegou que o importante é que "judicialmente está decidido". Ao contrário de Ferraz, ele considera que não há mais possibilidade de reverter a decisão que obrigou a CBF a apontar a equipe nordestina como única campeã de 1987.

- Acho que deve ter havido algum engano. A própria CBF já retirou isso. Deve ter sido alguma coisa gráfica. Em função da ordem judicial, o Sport já foi reconhecido como único campeão pela CBF. O Flamengo perdeu em todas as instâncias, perdeu tudo, não tem mais o que discutir. Não vou me estressar com um manual. Da mesma forma, o Flamengo coloca isso nas suas publicidades. O importante é que judicialmente isso já está decidido - disse Gustavo Dubeux.

Por:Raudiney Amaral

0 comentários:

brasileirão 2012

CALENDÁRIO

Search

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More