Cerca de 50 associados da ONG Casa do Obeso fecharam, parcialmente, a Avenida Inácio Tosta Filho, em Itabuna, para protestar contra os atrasos no repasse de recursos para realização de cirurgias bariátricas. A manifestação ocorreu em frente à sede da Sétima Diretoria Regional de Saúde (7ª Dires), órgão que representa a Sesab no sul da Bahia.
De acordo com o presidente da ONG, Tony Emerson, há 12 meses que a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) não paga a Santa Casa de Misericórdia de Itabuna. As cirurgias eram feitas até ontem no Hospital Calixto Midlej Filho, mas foram suspensas por falta de pagamento. O débito, conforme o dirigente, é de aproximadamente R$ 65 mil.
Tony Emerson disse ao PIMENTA que já procurou o Ministério Público Estadual para garantir a realização das cirurgias e o pagamento das mesmas. Segundo ele, a Santa Casa alega a dívida, mas a Sesab se defende afirmando ter pago o débito.
A ONG tem aproximadamente 2.800 associados, mas apenas 95 cirurgias foram realizadas pelo SUS até agora. De acordo com Tony, apenas quatro cirurgias eram feitas por mês devido aos atrasos da Sesab. Antes dos atrasos constantes, chegaram a ser feitas oito cirurgias mensalmente. O blog não conseguiu contato com a Sesab.
Por:Raudiney Amaral







0 comentários:
Postar um comentário