quarta-feira, 20 de junho de 2012

Análise: Microsoft leva mercado de tablets a sério com Surface

 
A Microsoft apresentou a sua linha de tablets que rodam Windows 8, na segunda-feira (18/06). Eu quero um – dependendo do preço.
Steve Ballmer e Steve Sinofsky fizeram o anúncio em um evento misterioso que ocorreu em Los Angeles (Califórnia, Estados Unidos) e que deixou claro que a linha Surface conserta vários erros dos tablets de hoje. Os dispositivos parecem ter sido desenhados com critérios arbitrários e se separam das necessidades dos usuários de negócios.
Claro, todo mundo adora usar tablets, mas todos também rodam em suas limitações, principalmente em torno de documentos. Lidar com documentos reais, e até mesmo com material curto, como e-mail, necessita de uma série de acessórios.
O Surface será um dispositivo sem isso. Segundo os Steves, ele será um ótimo tablet e sistema de documentos.
O dispositivo tem um teclado embutido na capa. Observe ainda que o teclado possui um trackpad. Eu acredito, mas ainda não tenho certeza, que o usuário será capaz de usar um mouse, talvez através de Bluetooth, mas certamente com o plug USB.
O Android e iOS não são projetados para trabalhar com teclados. O iOS não sabe nem como lidar com todas as chaves típicas. O Windows 8 não cometeu esse erro.
A novidade tem um stand embarcado. Quando você abrir e fechar o stand um som especialmente desenhado para essa tarefa é emitido.
Foi apresentada ainda uma série de especificações sobre o Surface. Ele é um pouquinho mais fino que o iPad e um pouquinho mais pesado. A versão Pro é mais grossa e mais pesada. Além disso ela roda em chips Intel, o que traz muitas vantagens para as empresas.
A diferença mais importante entre a Apple e a Microsoft é a competição OEM nos mercados Windows. Isso pode estar mudando. A Microsoft vai vender um dispositivo que pode fazer com que as parceiras passem a ver a companhia com maus olhos e são elas que pagam as taxas de licença do Windows.  A empresa de Redmond também venderá seus dispositivos em suas lojas.
Os tablets híbridos que executam o Windows 8 não vão prejudicar o mercado de tablets, mas podem tornar os notebooks obsoletos. Olhe para o Surface: se você comprar esse tablet, você compraria um notebook? E se os teclados incluídos no desing dos produtos se tornarem um padrão popular a Apple deverá abrir os olhos e fazer a mesma coisa.
As opções de cores também são algo que chama a atenção já que você não costuma ver isso vindo de uma OEM. A manobra também mostra que a Microsoft não se preocupou apenas com as funcionalidades, mas com o estilo também.
Muitos de vocês estão incrédulos quando a Microsoft ganhar mercado em um setor que é dominado pela Apple e Android, vocês têm a sua razão. Isso porque a companhia demorou para se aventurar no mundo dos tablets. Mas todo mundo comete erros, e empresas espertas aprendem com eles.
Conclusão, como dizia aquele filme famoso: o império contrataca (novamente).

Por:Raudiney Amaral

0 comentários:

brasileirão 2012

CALENDÁRIO

Search

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More