quinta-feira, 31 de março de 2011

Velório de José Alencar reúne políticos e autoridades

Macuco Notícias

O carro do Corpo de Bombeiros que transporta o corpo do ex-vice-presidente José Alencar chegou na manhã desta quarta-feira, 30, ao Palácio do Planalto. Cerca de 200 pessoas que estavam em frente ao Planalto aplaudiram a chegada do carro. No salão nobre do local, onde está sendo velado o corpo de José Alencar, um grande número de políticos autoridades prestam as últimas homenagens ao político.

O ex-ministro José Dirceu lamentou a morte do amigo, a quem comparou como um pai. “O Lula disse que perdeu um irmão e eu perdi quase um pai”, afirmou. Segundo ele, Alencar foi um amigo sempre presente, “uma mão que me amparava, me protegia, muitas vezes me levantava”.

Compareceram à cerimônia ministros de Estado, ministros de tribunais superiores e parlamentares, inclusive da oposição, como os senadores Aloizio Nunes Ferreira (PSDB-SP) e Itamar Franco (PPS-MG). O velório já foi aberto para o público.

O líder do PSDB no Senado, Álvaro Dias, disse que Alencar “foi discreto quando a discrição foi necessária, mas soube contrariar em determinados momentos, até ajudando a oposição, ao criticar as taxas de juros”.

O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, disse que o Brasil perde muito em humanismo, com a morte de Alencar. “Não tenho dúvida que é algo que faz falta ao homem de forma geral, este sentimento profundo de humanidade, caracterizado por ele”. O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, anunciou que dará o nome de José Alencar ao Hospital da Criança, que será construído no DF.

Missa - O núncio apostólico do Brasil, Dom Lourenzo Baldisseri, disse que Alencar foi um hábil e efetivo negociador do qual o Brasil se lembrará com respeito e admiração. Em sermão durante missa de corpo presente do ex-vice-presidente, Baldisseri citou os oito anos em que Alencar, junto com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, estiveram no poder. “O ex-vice-presidente foi uma personalidade equilibrada, serena, de grande visão política, ao lado do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva”, disse Baldisseri.

Antes da missa, o presidente em exercício Michel Temer (PMDB), a mulher de Alencar, Marisa Gomes da Silva, e o filho Josué Gomes da Silva foram os primeiros a se aproximar do caixão com o corpo do ex-vice-presidente. Em seguida, outros parentes de Alencar prestaram suas homenagens. Participam da missa também ministros e outras autoridades.

Cerimônia - O corpo de Alencar ficará exposto no Planalto até a manhã de quinta-feira, 31, quando será levado para Belo Horizonte. Na capital mineira, o velório será aberto à visitação pública das 9 horas às 13 horas de amanhã. De acordo com informações do cerimonial do governo de Minas Gerais, a chegada do corpo à cidade está prevista para as 7h30 do dia 31 e o cortejo do aeroporto até o Palácio da Liberdade, onde ocorrerá o velório, deverá ser feito em uma hora.

Ainda estão sendo definidas quais ruas da capital mineira serão interditadas para o cortejo. Também não há, ainda, definição sobre se o corpo será cremado ou sepultado no Cemitério do Bomfim, no centro da cidade.

Alencar morreu ontem no início da tarde, em São Paulo. Conforme informações do Hospital Sírio-Libanês, o ex-vice-presidente faleceu em decorrência de câncer e falência de múltiplos órgãos. Alencar lutava contra um câncer no abdome há mais de 13 anos e havia passado por 17 cirurgias.

Funcionários antigos do Palácio do Planalto lembraram que outros homens que passaram pela Presidência, na titularidade e na interinidade, não tiveram a mesma homenagem. Na lista estão duas figuras mineiras que eram consideradas referências pelo próprio Alencar.

O presidente Juscelino Kubitschek (1956-1960), morto num acidente de automóvel em 1976, em pleno regime militar, foi carregado na Esplanada dos Ministérios por milhares de pessoas, mas não recebeu homenagem no Palácio que construiu. O ex-vice-presidente Aureliano Chaves (1979-1985), morto em 1983, também não recebeu homenagem do Planalto.

Por: Raudiney Amaral

0 comentários:

brasileirão 2012

CALENDÁRIO

Search

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More