quinta-feira, 26 de abril de 2012

Senado da Argentina aprova expropriação da YPF

Argentina expropria YPF Gás e anuncia reparo e perfuração de poços 
O Senado argentino aprovou na madrugada desta quinta-feira (26) o projeto da presidente Cristina Kirchner para expropriar o controle acionário da espanhola Repsol sobre a petroleira YPF, e enviou o texto à Câmara dos Deputados.
Governistas, aliados e as principais forças da oposição votaram a favor do projeto, que obteve 63 votos. Três senadores foram contra e quatro se abstiveram. O debate durou cerca de 15 horas.
O texto foi enviado na madrugada desta quinta à Câmara dos Deputados, cujo plenário votará a medida em uma semana, também sob o apoio do peronismo governista, aliados e das principais forças da oposição, incluindo social democratas e socialistas.
O presidente do bloco governista (peronismo kirchnerista), Miguel Pichetto, encerrou o debate no Senado com um discurso no qual assinalou que “ninguém vai derramar uma lágrima pela Repsol na Espanha, porque estão fazendo investimentos fora da Espanha e estão confundindo uma empresa com um país”.
A YPF produz 34% do petróleo e 25% do gás da Argentina, e responde por 54% do refino para o mercado, segundo o Instituto Argentino do Petróleo (IAP).O projeto avança no legislativo em meio a fortes críticas por parte de Espanha, União Europeia, Estados Unidos e alguns organismos internacionais.
Por:Raudiney Amaral

0 comentários:

brasileirão 2012

CALENDÁRIO

Search

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More