segunda-feira, 25 de abril de 2011

ARMAS DEPOSITADAS EM FóRUNS SãO FURTADAS

Macuco Notícias

Um total de 3.259 armas foi objeto de furto em 73 fóruns brasileiros desde o ano de 2004. Ao menos 10% desse volume, algo em torno de 340 equipamentos, foi furtado no fórum de Caxias do Sul, na serra gaúcha. O assunto é destaque no site do deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS), ao fazer alusão ao relatório da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Tráfico de Armas e da Violência Urbana da Câmara Federal. Afirma ainda o parlamentar, que a quantidade de armamentos furtados pode ser ainda maior, dado o receio dos tribunais em divulgar o volume que vem a armazenar.O estado do Rio Grande do Sul está em quarto lugar no ranking dos estados que possuem o maior número de armas apreendidas em todo o Brasil, de acordo com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Há um total de 19,3 mil armas, dentre fuzis montados nos Estados Unidos, França e Israel. Existem ainda, dentre o arsenal, algumas AK-47. As armas ficam em posse do Poder Judiciário por um total de 2 a 3 anos. O estado do Rio de Janeiro se encontra no topo do Ranking: 552,4 mil das 755,2 mil armas e acessórios apreendidos se encontram no estado carioca. São Paulo possui apenas 51,6 mil. O deputado federal afirmou a respeito da falta de segurança e carência de recursos humanos, além da inadequação nas instalações dos fóruns, motivos que vem a facilitar a que tais furtos ocorram nas varas criminais do país. De acordo com o CNJ, existem mais de 750 mil armas em posse do Judiciário brasileiro.

“A lei estabelece que a Justiça é responsável pelas armas que fazem parte de processos e servem como provas criminais, mas, em nenhum momento, a legislação aponta que o fórum deva servir de depósito para esse armamento. Nenhum fórum tem condições de armazenar armas”, ressaltou Pimenta. Objetivando impedir os furtos, o parlamentar defende que tais armamentos venham a ser inutilizados, tornando-as indisponíveis para o disparo. “É inadmissível que armas com potencial de uso continuem sendo armazenadas em fóruns, que são locais que apresentam grande fragilidade na segurança. Essa prática só alimenta as fontes de desvios de armas e munições com destino ao crime”, afirmou o deputado. O presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Cavalcante, apoiou a idéia do parlamentar gaúcho.

Por: Raudiney Amaral

0 comentários:

brasileirão 2012

CALENDÁRIO

Search

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More