A indústria automobilística movimenta
muito dinheiro por ano, e a tendência é que a quantia seja cada vez
maior. Os carros atuais possuem muitas funções e atrativos que
conquistam os consumidores, mas sem um item imprescindível, carro nenhum
rodaria: estamos falando do pneu.
Os pneus são basicamente constituídos
pela banda de rodagem e aro de aço. A banda de rodagem possui carbono,
hidrogênio, oxigênio, enxofre e cinzas em sua composição, e o aro de aço
serve para dar sustentação à estrutura do pneu, composta por estes
elementos. A produção de pneus gira em torno de 67 milhões de unidades
por ano, só no Brasil. Ao redor do mundo, esse número é muito maior. Com
tamanha produção, entende-se que os pneus que não podem mais ser
recauchutados, recapados ou remoldados são descartados. Mas o descarte
incorreto do pneu polui o meio ambiente.
Estima-se que o pneu demore cerca de 600
anos para se decompor e virar pó. Se for descartado perto de rios, ele
pode atrapalhar o fluxo das águas, e se for queimado, emite uma fumaça
poluente. Por apresentar danos ao meio ambiente, desde 1999 indústrias
de pneus brasileiras tem tido a obrigação de administrarem a coleta dos
pneus que não são usados, e uma solução que vem dando muito certo é a
reciclagem. Ela pode dar ao pneu velho, que seria um poluente, uma nova
função.
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