segunda-feira, 11 de abril de 2011

Dilma inicia hoje primeira viagem à China

Macuco Notícias

Elizabeth Dalziel/19.05.2009/AP

A presidente Dilma Rousseff começa nesta segunda-feira (11) a sua primeira viagem oficial à China, país que se tornou em 2009 o maior parceiro comercial brasileiro.

O giro pelo país, de uma semana, terá agenda predominantemente econômica, com encontros bilaterais, a cúpula das potências emergentes do mundo (Brics, Brasil, Rússia, Índia e China), encontros entre empresários brasileiros e chineses e um fórum econômico que é comparado ao Fórum Econômico Mundial de Davos, só que para a Ásia e seus parceiros.

E já em sua primeira grande viagem internacional com agenda econômica, a presidente Dilma terá uma grande oportunidade de se apresentar como a líder de uma das maiores economias do mundo.

Ela foi escolhida, entre os líderes das potências emergentes, para abrir o Fórum Econômico para a Ásia (Fórum Boao for Asia), na cidade de Boao, ilha de Hainan, China. Dilma discursará para os principais líderes e empresários da Ásia e seus parceiros logo após a abertura do evento pelo presidente chinês Hu Jintao.

Desde que assumiu a presidência, Dilma já esteve em outras viagens internacionais (Argentina e Portugal). Mas nenhuma delas teve agenda tão focada na economia como esta. Sinal de que Dilma preferiu começar o seu giro econômico pela China, já que a presidente não foi ao encontro de Davos este ano, que aconteceu quando ela ainda estava nas primeiras semanas no Planalto.

Direitos humanos e Líbia

Além da economia, pelos menos outros dois assuntos de cunho político entram na pauta da visita. Nesta semana, o embaixador do Brasil em Pequim, Clodoaldo Hugueney, afirmou que a presidente vai discutir a delicada questão dos direitos humanos com os líderes chineses.

Segundo ele, a presidente não discutirá casos específicos, como a prisão do ativista Ai Weiwei, um dos mais célebres artistas do país asiático. Mas afirmou que o assunto estará na pauta porque, segundo ele, a questão dos direitos humanos é importante para ambos os países.

- Os dois países enfrentam uma série de problemas nessa área, que refletem em parte o estágio de desenvolvimento em que se encontram.

Além disso, a crise na Líbia deve entrar na agenda da reunião dos Brics. Brasil, Rússia, Índia e China se abstiveram da resolução do Conselho de Segurança das Nações Unidas que aprovou o uso da força para conter os ataques promovidos pelo ditador Muammar Gaddafi a civis. Além dos Brics, só a Alemanha adotou a mesma posição, dentre os 15 países do conselho.

- [A Líbia] é um tema da atualidade muito importante faz parte do debate sobre como melhorar e garantir a paz no mundo. Não sei que destinos terá a crise na Líbia, mas será um tema muito importante nessa reunião dos Brics.

E, segundo ele, o eterno desejo brasileiro de conseguir um assento permanente no Conselho de Segurança também pode entrar na pauta.

- Para mim é difícil falar sobre o tema, não sei a opinião do nosso governo. Mas pela importância do tema creio que será discutido durante a visita.


Por: Raudiney Amaral

0 comentários:

brasileirão 2012

CALENDÁRIO

Search

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More